segunda-feira, janeiro 15, 2007

"Ohhh professora é tudo a fingir"

Já quase me tinha esquecido que quando se quer viver com um sorriso e alegria estampada no peito, basta observar como as crianças vivem o dia a dia ....

Já lá vai o tempo em que era monitor de férias , rodeado de crianças e adolescentes, mal podia abrir a pestana de manha e já existiam uns a saltar de beliche para beliche com uma energia que nunca um adulto a terá, a saltar de beliche em beliche e a soar a corneta dos risos e gargalhadas de felicidade e de traquinice, impressionante e inspirador.
Pois esta manha voltei a sentir o mesmo não no campo de férias mas sim do alto de uma varanda com vista privilegiada para as emoções de infância.
O mais estranho é que a escola adormece de hora em hora e durante 20 minutos a escola torna-se um posso de vitamina e energia ... a hora do recreio... de meninas a jogar ao elástico a uns putos a jogar ao quentinho ( ah que jogo mais parvo em que eu em criança joguei tanto) os com os famosos berlindes, os inevitáveis miúdos mais tímidos sentados num canto , outros a suarem de tanto correr , e nestes tempo que correm a maior novidade os miúdos a imitarem o famoso wrestling a primeira vista parece mesmo que os miúdos estão a pancada, mas não, são eles a simularem os troques do que vêem na TV, esta nova brincadeira deixa os professores em cabelos em pé... No meio de uma luta bem simulada de hoje no recreio tudo a torcer uns pelos os outros, é então que surge o adulto que não percebe nada das brincadeiras deles , uma professora desalmada a gritar que nem uma estérica e a dizer “PAREM JÁ A LUTA , VÃO TODOS DE CASTIGO” , quando se chega ao pé deles depois de 30 metros de velocidade vertiginosa separa os miúdos é no momento em que eles param, ficam a olhar uns para os outros , começam a rir todos e saem com esta frase, “Ohhhh PROFESSORA É TUDO A FINGIR COMO NA TELEVISÃO”.

Esta novidade de "tudo a fingir" é novidade, no meu tempo eram galhetas a sério e amuos também a sério existia sempre o rapaz mais temido da escola tal e qual como o Wrestling mas ali na minha primaria a base da pedrada e dos troncos ( e olhem que leveI umas tantas galhetas e pedradas) belos tempos.

Com esta nova visão da varanda sobre a escola me surgiu logo o sentimento , quando as coisas no atelier , quanto tudo parecer muito sério vou disparado a varanda para a hora do recreio, são viste minutos de energia e de inspiração.

Sem comentários: